terça-feira, 27 de abril de 2010

A VERDADE SOBRE O RETETÉ ( CANDOMBLÉ)

Não há uma definição exata do termo ''reteté'', mas ele vem sim de origem africana.
Sua adoção pelas igrejas pentecostais brasileiras, bem como de outros países, é sim uma forma de sincretismo com os cultos primitivos africanos, daí a semelhança com a prática da Umbanda.
Note que as pessoas em extase, agem não de forma racional, mas como que dominadas por um espírito.
A Bíblia diz que o ''espírito está sob o domínio do profeta'', mas no caso do reteté isso não acontece.


Reteté, mais um modismo pentecostal
Postado por Gutierres Siqueira

Muitos de nossos erros nas áreas onde estão envolvidos os dons espirituais surgem quando queremos que o extraordinário e o excepcional sejam transformados no freqüente e no habitual. Que todos que desenvolvem desejo excessivo pelas “mensagens” transmitidas por meio dos dons possam aprender com os enormes desastres das gerações passadas com nossos contemporâneos [...] As Sagradas Escrituras é que são lâmpada que ilumina nossos passos e a luz que clareia nosso caminho.
Donald Gee, pastor assembleiano em 1963.[1]


Reteté ou repleplé são manifestações cúlticas extravagantes atribuídas ao Espírito Santo. No “culto” reteté a um imperativo de desordem e indecência, onde a racionalidade é desprezada e o caos é celebrado. O “cair”, “runir”, “dançar”, “pulos elétricos” são comuns em reuniões super-ultra-mega agitadas e “fervorosas”. Em reuniões pentecostais, o reteté se tornou uma moda constante e tolerável.

Características do culto “reteté” 6 LETRAS o número da besta( RÉ) PARA TRÁS

Segundo o pastor pentecostal Ciro Sanches Zibordi, esse tipo de “culto” caracteriza-se pelos “hinos” que “são apresentados com ritmos como axé, com batuques que lembram reuniões do candomblé, e muito forró. Pura carnalidade! Pessoas rodopiam, caem, riem, berram etc.” [1] O historiador pentecostal Isael de Araújo o assim descreve:

Nos cultos “reteté”, pessoas marcham, pulam, contorcem, caem, riem, berram, ficam rodopiando pra lá e pra cá num verdadeiro reboliço. Geralmente, essa desordenada movimentação se dá enquanto hinos são cantados em ritmos como forró ou axé, com batuques e pandeiros que lembram reuniões do candomblé. Para os crentes do “reteté” só os seus cultos são verdadeiramente pentecostais e têm o mover de Deus. Mas esses cultos ultrapassam os limites da meninice e muitas vezes são pura expressão de carnalidade e falta de temor a Deus. Seus dirigentes são obreiros neófitos que não estimulam o povo a ler mais a Bíblia e ser mais equilibrados. [3]

No culto “reteté” a extravagância, os exageros, a irracionalidade, a falta de exposição das Escrituras com uma doxologia que leva a reflexão são características marcantes. Os freqüentadores desses cultos são cristãos, normalmente neófitos ou imaturos, que não crescem de maneira sólida. Um grande problema é ver vários pastores envolvidos em tais modismos!

Qual o problema do reteté?

São vários os problemas com essa modalidade de culto e seria necessário rasgar I Co 14 das Sagradas Escrituras, para aceitar o reteté.

a) A passagem ensina ordem e decência (v.40), além de mostrar que os dons têm propósitos para edificação da Igreja (v.26). “Faça-se tudo para edificação”.
b) Deus não é de confusão (I Co 14.33). O reteté encarna o caos!
c) O “reteté” infantiliza, contrariando o bom-senso exortado pelas Escrituras (I Co 14. 20)
d) O culto é racional (Rm 12.1), enquanto o “reteté” inspira os mais primitivos instintos emocionais, desprezando por completo o intelecto.


O culto cristão é formalista e monótono?

Não, pois experiências esporádicas e não normativas são possíveis no culto cristão, seja ele pentecostal ou tradicional. Experiências são aceitáveis, desde que não se torne moda e provoque desordem no culto. Experiências não podem servir para outros, pois são pessoais, relativas, únicas e exclusivas. Os dons espirituais devem ser exercidos nos cultos, mas segundo os parâmetros da doutrina bíblica exposta nas epístolas.

Exposição bíblica?

Em nenhum culto de “reteté” é possível ver uma boa exposição das Sagradas Escrituras. Os pregadores do “reteté” usam a Bíblia com amuleto ou para extrair versículos sem contexto para apoiar as trágicas pregações. A Bíblia nada vale nos cultos do reteté. Nessas reuniões, às vezes acontece que nem a leitura bíblica é feita!

Conclusão:

Culto pentecostal é composto de hinos, exposição das Escrituras, exercício na coletividade dos dons espirituais (I Co 14.26). A liturgia pentecostal não deve ser o extremo oposto da equilibrada liturgia tradicional, pois o que diferencia é o exercício dos dons, com toda moderação e seguindo as diretrizes da Bíblia.


Referências Bibliográficas:

01. GEE, Donald. Spiritual gifts in the work of ministry today. Springfield: Gospel Publishing House, 1963, p.51 Cit in GRUDEM Wayne. O Dom de Profecia. São Paulo: Editora Vida, 2004. p 414.

02. ZIBORDI, Ciro Sanches. Mais Erros Que os Pregadores Devem Evitar. Rio de Janeiro: CPAD, 2007. p 46.

03. ARAÚJO, Isael de. As principais tentações do pentecostalismo hodierno. Mensageiro da Paz, Rio de Janeiro, Julho de 2008. Artigo. p 27.

42 comentários:

  1. tem muitas pessoas não levando Deus a sério e quando Deus de um basta não poderão mais voltar atras

    ResponderExcluir
  2. São tantas coisas que falamos e fazemos sem o total conhecimento, e que nos prendem no mundo do espírito e nos atrasam...que nossa boca seja cada vez mais usada por Deus e menos por nós mesmos... Nos ensina senhor e que possamos estar abertos a aprender.

    ResponderExcluir
  3. São tantas coisas que falamos e fazemos sem o total conhecimento, e que nos prendem no mundo do espírito e nos atrasam...que nossa boca seja cada vez mais usada por Deus e menos por nós mesmos... Nos ensina senhor e que possamos estar abertos a aprender.

    ResponderExcluir
  4. Eu particularmente sou pentecostal mas não concordo com textos tendenciosos atribuições próprias vazias de interpreinterpretação (o espírito do profeta é sujeito ao profeta) vê que o (e) minúscula fala do espirito do homem (pneuma) e não de DEUS O ESPÍRITO SANTO que ninguém poderá dominar o qual não se sujeita a humanos e onde se lê RSPIRITO com inicial (E) maiúscula fala do Espirito de Deus. Ruash. partindo desse princípio logo essa tese contra pentecostal cai por terra. Más não concordo com o nome rètètè ok.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muita teológia e pouca Bíblia nessa comentário.

      Excluir
    2. Lembre - se que o Espirito Santo NÃO obriga a ninguem a nada!

      Excluir
    3. O Espírito Santo não rouba a consciência de ninguém!
      Se vc vive cheio de algo que toma o domínio do seu ser de modo que não consegue se controlar, então vc tá cheio de outra coisa menos do Espírito de Deus.

      Excluir
  5. Todo culto deve sempre, independente de qualquer coisa ser com muita ordem e respeito. segundo a palavra de Deus de
    I corintios 14:26 até 33.

    ResponderExcluir
  6. Eu sempre tive dúvidas destes cultos , que mais parece condonble. No meu coração eu sinto que com Deus tem que se espiritual e comunhão , estes cultos de retete , tira a gente dá comunhão ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vedade verdadeira, Culto Vedadeiros para nosso DEUS são Organizados no Domínio Espiritual e Coordenação Total de Deus, em Nossas Vidas.

      Excluir
  7. Oi a paz pra todos, bom eu acredito na escrituras sagradas e afirmo que a minha igreja sim tem movimento "reteté" mais priorizarmos a palavra de Deus lamentavel é. Saber que Deus nos ultimos dias .vai julgar quem é quem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade julgar e muito fácil quero ver se o homem pode julgar o coração porque Deus julgar o que o gohom nan ve o coração no grande dia muitos se surpreenderam

      Excluir
  8. Estranho dizer espírito em letra minúscula e próprio espirito do profeta quando o Espirito Santo batizou todos foi como entao como miria dancou e Ana parecia embriagada não confunda espirito com Espírito Santo.em Coríntios fala sobre ordem no culto verdade se a oracoao palavra no culto pode se dizer que Deus está operando mas quando se tem muito louvor não tem ensinamento pode se ver a árvore pelo fruto se as pessoas dao bom testemunho tudo uma palavra liga outra mas se a igreja tem mas tempo de louvor q palavra nao e uma ordem no culto tbm.

    ResponderExcluir
  9. Sou pentecostal e não do reteté pois quando sentimos a presença do Espirito santo sentimos vontade sim a até correr mais é tudo com ordem e decência pois o Especialista de Deus não é imperativo . O quê geralmente vemos nas pessoas que se dizem do reteté é que são bagunceiros de cultos parecem que estão possuídos de outros espíritos menos o de Deus

    ResponderExcluir
  10. Um diz:

    Sou de Paulo outro de Apolo, outro de Pedro e outro de cristo.

    Está Cristo dividido???

    Nem pentecostal nem reteté!

    Qual dos apostoapó se intitulou pentecostal?

    Qual dos aposapóst se intitulou reteté?

    A maioria nem cristão é quanto mais pentecostal ou reteté!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Correção: "apóstolos" e não aposapóst. Foi erro do corretor automático do celular.

      Excluir
    2. Nem culto pentecostal nem culto reteté.

      Temos base para se intitular :
      Servos, filhos, amigos....

      ...a moda e ser penteca e do reteté.

      Lastimável!

      Excluir
    3. Quase 120 foram insistentes e provaram de Deus a descida do Espírito Santo em Pentecostes

      Excluir
    4. kkkk provaram de Deus a descida do Espírito Santo, não a maluquice do RETETÉ, o sangue de Jesus tem poder, sou pentecostal, da Palavra, "vós sois limpos pela "palavra" e não por reteté. "Portanto, irmãos, rogo pelas misericórdias de Deus que se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; este é o culto racional de vocês". Nada de Reteté, palavra de Deus e pronto, porque a palavra de Deus liberta!!

      Excluir
    5. Vc tem razão,tem igreja que parece um centro de umbanda kkkk

      Excluir
  11. Queridos!!!Em Gálatas 5:13 fala da liberdade que temos pra adorar a Deus.Agora n usei dessa liberdade pra dar ocasião a CARNE,pois eu ainda não li que JESUS CRISTO teve tal procedimento com esses movimentos.Pois o objetivo de JESUS é sermos VERDADEIROS ADORADORES ele está há procura.JOÃO 4:23!!!

    ResponderExcluir
  12. Acredito sim nos dons Espirituais como visão e revelação, batismo com Espírito Santo e muito mais na palavra quando é lida e pregada na forma certa.
    Tem igrejas que hoje em dia tem muita palavra e poucas práticas fazem doutrinas que nem os próprios líderes seguem.
    Como tem igrejas com muitas pessoas rodopiando como pião na empolgação dos hinos entoados.
    Só acho que teríamos que ter mais discernimento sobre tudo.

    ResponderExcluir
  13. Fui criado no candomblé, no ano de 1990, aceitei a Jesus, como meu Senhor e Salvador, quando percebo este comportamento dentro de algumas igrejas, fico triste, este comportamento é puro de umbanda.

    ResponderExcluir
  14. Sabemos que o ESPÍRITO SANTO nao habita em lugar sujo ou mais ou menos limpo! Tem que ser puro e limpo. E cada dia que passa é impossível encontrar alguém assim dentro das igrejas, então não acredito em tantas manifestações do ESPÍRITO SANTO em so lugar !

    ResponderExcluir
  15. Eu sou petencostal da assembleia deDeus a palavra pentecoste segnifica festa mas a festa q surgere do espirito santo mas o retete amados vem do povo africano eles faziam bonecos de vudo para atingir as pessoas entao vamos pesquisar mais e deixar esse retete de lado e adoraçao a Deus a paz do senhor jesus e fiquem com Deus

    ResponderExcluir
  16. A paz do senhor ao irmão,amados estamos vivendo os últimos dias e temos que ter muito cuidado,temos que passar tudo no peneira para não sermos enganada, a bíblia vai dizer que em nosso meio a joio,a Bíblia vai dizer que nos finais dos tempos falsos profetas vão se levantar,e isso tudo no nosso meio, espírito de enganos se levantaram em nosso meio ,e se possível fosse enganaria até os escolhidos do senhor,e isso já está aí,o espiespída anti_cristo já está atuando,preparando o caminho para o anti_cristo,e muitos cristãos estão aceitando muitas coisa como se fosse de Deus,sem fazer prova de Deus,sem ecamiexa as escrituras,se fomos sentar pra conversar sobre a palavra de Deus vamos descobrir que eles não sabem nada da Bíblia,fui na vigilia em São Paulo numa igreja muito conhecida e seria, havia muitas pessoas pulando e dançando no frete do públito,quando o pr.da igreja começou a orar uma pessoa caiu literalmente indemoniada, haver a no corpo daquela mulher um espero de engano,o pr.espulsou e a mulher ficou livre e foi sentar.o diabo desde do início vem tentando contato montar o nosso Deus,com o propósito de enganar as pessoas, Jesus disse ,vigiai e orai.a vigilância e tudo na vida do crente.portanto vigiemos . Deus abençoe a todos.

    ResponderExcluir
  17. O diabo desde o início vem tentando imitar a Deus,com o propósito de enganar o povo de Deus, é assim desde o início, vamos vigiar,para não sermos enganados.

    ResponderExcluir
  18. Triste mesmo e lamentavla é ver tanto julgamento e tanta divisão no reino de Deus.
    Somos todos membros do corpo de Cristo Jesus independente da denominação.
    E a própria palavra de Deus diz que um reino dividido não subsiste.
    Lamentável ver "cristaos" não agindo como tais e julgando-se melhores uns que os outros.
    Como se Cristo viesse buscar placas de igrejas, e não verdadeiros adoradores.
    Não ponham em jogo a salvação de vocês com vãs questionamentos que pra nada servem e em nada edificam.
    Enquanto você perde tempo julgando a espiritualidade alheia preso dentro da sua jaula religiosa, você poderia estar levando a palavra e anunciando em amor o evangelho de Cristo Jesus e a volta dele, falando de salvação aqueles que não a possuem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele não está julgando, só está expondo os fatos...

      Excluir
    2. Deus sabe o que e certo ou errado não precisa de advogado tudo isso e perder tempo.

      Excluir
  19. A minha bíblia mim ensino entra no meo aposentos e fala com com Deus no oculto. ..tá sendo uma paz..

    ResponderExcluir
  20. Sou pentecostal mais reteté não Istar na bíblia sí não Istar na bíblia heresia

    ResponderExcluir
  21. Sou batizado com o Espirito Santo, falo em outras línguas e recebi do pai alguns dons. Pastor desde 1999....
    Já vi de um pouco tudo por este Brasil por onde passei e passo.
    Não concordo com
    Nada que seja extremo.
    Porém, uma pergunta :como fica um homem embriagado compara com atos 2.
    Não concordo com retete.

    ResponderExcluir
  22. Realmente o Reteté é dança satânica não divina.
    Eu fui liberto disso hoje eu falo verdadeira língua de anjos, e Deus tem mostrado muitas pessoas falando em língua dos demônios.
    Realmente quem fala dança no reteté e fala em línguas precisa conhecer mais ao Deus de Elias, senão alma vai queimar no fogo do inferno.
    Não vim agradar a ninguém somente a Deus.
    Pra mim essas pessoas são um bando de raça de víbora, precisa de se arrepender para reino de Deus.
    Reteté fosse de Deus e do Espírito Santo não tinha adultério, Divórciado,Homossexuais,Lésbica,
    Prostituição na igreja etc...
    Espírito Santo não habita em templos suja aonde o diabo está morando.
    Sinceramente deixo comentário.
    A paz do SenhorJesus Cristo a todos.

    ResponderExcluir
  23. Eu mesmo fui numa vigilia pentecostal.era todo mundo rodando.pulando tinha uma meninina viu aquilo e comecou chorar de medo.outrq mulher tava pulando quase esbarrou e pisou numa cesta onde o bebe tava dormindo.achei esquisito.quando eu vou nesses cultos as veses nao me sinto bem la dentro ate na assembleia era assim quando acabava a musica batendo todo mundo parava com esses movimentos

    ResponderExcluir
  24. Sei que não tenho tanto que dizer como alguns que fizeram seus comentários más pela minha experiência pessoal digo quê esse"retété"mais parece danças no terreiro de umbanda que minha mãe era IAÔ e me levava para até mesmo ajudar na organização e hoje como pastor pentecostal não creio quê DEUS o Criador se deixe adorar ou mesmo cultuar com esse tipo de desordem(minha opinião pessoal)

    ResponderExcluir
  25. Não me sinto bem quando começa estes movimento de reteté nas congregações e concordo plenamente com que é totalmente anti- bíblico ! Dá medo e não edifica a igreja!

    ResponderExcluir
  26. Em busca de conhecimentos diversos vim de encontro com este site que apresentou uma proposta de leitura que aparentava ser clara e com provas sobre o assuntos, lamentável foi ver que nao passou de uma pequenez de opinião sem dados ou informações relevantes, apenas criticas sobre o assunto, seu mero texto nao passo de ccriticas e opiniões próprias e com pouca clareza sobre os motivos. Agradeço a mera leitura.

    ResponderExcluir